top of page

Chá, Infusão e Tisana – Um mundo de sabores e de saberes

Atualizado: 27 de abr.

Muitas dúvidas surgem quanto a diferença entre chá, infusão e tisana. Muitas vezes, sou questionada sobre as suas diferenças.

E, hoje, venho explicar-lhe de forma simples e prática as suas diferenças.

 

O termo Chá, tão utilizado por nós para referir todas as infusões feitas à base de plantas, designa apenas a infusão que é feita com planta Camellia Sinensis – a planta do chá.

O Chá é uma planta da família das camélias, uma espécie da família Theaceae com origem na China, no Tibete e na Índia.  Existe uma panóplia de variedades de chá, oriundos da mesma planta, determinada por alguns fatores como o seu terroir, local de cultivo; pela parte da planta que é colhida e processada, folhas mais jovens ou mais velhas; pela época de colheita; pelo “blending”* de diversas colheitas, pelo tipo de processamento, oxidação e fermentação e pela aromatização. São estes atribuídos que determinam a existência de uma panóplia de variedades de chá no mundo. Assim, em relação ao seu processamento, oxidação e fermentação da planta surgem as variedade como o Chá Verde, o Chá Puerh, Chá Branco, Chá Oolong, o Chá Matcha, o Chá Amarelo e o Chá Preto.

A Camellia Sinensis é uma planta rica em propriedades medicinais e uma das suas principais características e que a distingue de todas as outras plantas ou ervas é que ela é rica em teína ( que é o mesmo alcaloide da cafeína.) que é uma substância estimulante.


Todas as outras bebidas realizadas com ervas ou plantas, que não a planta do chá, são infusões ou tisanas.

 

A Infusão designa uma bebida realizada por meio de infusão, maceração ou decocção de uma só variedade de erva, planta, especiaria ou fruta desidratada. Como por exemplo, infusão de camomila ou uma infusão de hortelã.

 





A Tisana designa uma bebida realizada por meio de infusão, maceração ou decocção de uma mistura de várias ervas, plantas, especiarias ou fruta desidratada, com o intuito de potenciar as suas propriedades e respetivos benefícios.

 

As infusões e as tisanas não têm teína.

 



O Chá, a Infusão e a tisana são uma bebida que tradicionalmente é preparada com água quente ( entre os 85ºe 90º graus) que se coloca por cima das ervas ou plantas, tapa-se e aguarda-se durante um tempo em infusão. Esta técnica de preparação permite aproveitar todos os compostos nutritivos, os benefícios nutricionais, as suas propriedades terapêuticas, os seus óleos essenciais e o seu sabor único.

No entanto, existem algumas plantas ou especiarias em que a sua preparação é realizada por meio de decocção da planta, ato de ferver as plantas ou especiarias para extração dos seus princípios ativos.

No caso dos chás, o Chá Matcha, o seu preparo é realizado com água quente adicionado a erva em pó e é batido manualmente com um batedor de bamboo.


Agora, que já conhece as diferenças entre Chá, Infusão e Tisana, convido-a/o a parar, a

uma infusão ou tisana , a preparar a sua infusão ou tisana num momento pleno de presença, desfrute dos minutos em que esta está em infusão para simplesmente fechar os seus olhos, respirar e apreciar o fluir de tudo e, por fim, deguste da sua infusão ou tisana sentido todo o seu sabor percorre a sua garganta e nutrir a sua alma.


Com gratidão,

Cátia Santos



*Blending - é a mistura de chás da mesma planta de colheitas diferentes ou de diferentes Terroirs

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page